Você já parou para pensar no dia em que Jesus ensinou aos seus seguidores a oração do Pai Nosso?
Conforme relatado no Livro de Lucas, capítulo 11, um dos discípulos de Jesus pediu-lhe que lhes ensinasse a orar. Foi então que Jesus recitou o tão conhecido Pai Nosso, ensinando-nos, através de suas palavras, como manter proximidade com Deus, o Pai.
Vale lembrar que em Mateus, capítulo 6, esse episódio relacionado à oração também é mencionado. Talvez o grande diferencial do discurso de Cristo tenha sido exatamente a maneira carinhosa com a qual ele se dirigia a Deus: a palavra Pai — abba — que Jesus utilizou logo no início da oração era justamente o equivalente ao português: papai.
5 lições maravilhosas que podemos aprender com o Pai Nosso:
Pai nosso: Em João 1.12, (NVT) diz assim: “Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.” Veja que o versículo mostra a condição dos filhos de Deus através de Jesus “a todos que creram nele e o aceitaram”. Portanto, é seu direito, ao orar, referir-se a Deus como seu Pai celestial. Tenha a certeza de que ele nos ama e que sempre está pronto a nos ajudar como um verdadeiro Pai Amoroso.
“Dá-nos hoje o pão para este dia,” Mt 6.11: Esse versículo nos mostra que devemos levar ao nosso Pai todas as necessidades em oração, assim como em Filipenses 4.6. Mas o que chama a atenção nesse trecho não é somente o privilégio de fazer pedidos, mas também o dom de considerar o “para este dia”, que significa esperarmos o tempo certo para recebermos a cada dia o suficiente para nosso sustento.
“e perdoa nossas dívidas[…]” Mt 6.12: Deus é poderoso para perdoar nossos pecados, soberania relatada também em 1João 1.9. Por isso, não se sinta culpada por nada que já tenha se arrependido e confessado a Deus. Contudo, a continuação desse versículo nos fala que devemos perdoar os nossos semelhantes também.
“[…] mas livra-nos do mal” Mt 6.13: Assim como nossos pais desejam nos proteger, o que diremos de nosso Pai que está no céu! Não tenha dúvida de que Ele a ama e a livra do mal. Salmos 34.19 diz: “O justo enfrenta muitas dificuldades, mas o Senhor o livra de todas elas.”. Acredite, Ele é o nosso Protetor número 1.
“[…] teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” Mt 6.13: Em Mateus, o “teu reino” é mencionado duas vezes, no versículo 10 e no 13. O reino de Deus significa toda a Sua soberania, tanto em nossa vida, quando praticamos a Sua vontade, quanto no que se refere ao Seu poder sobre tudo o que existe nos céus e na terra. Podemos confiar e descansar nossa mente e coração em um Pai Todo-poderoso, que nos ama como filhas, que supre as nossas necessidades, nos perdoa e tem o universo em suas mãos! A ele toda glória!
Que tal aproveitar este momento para orar? Vamos lá?!
Leia também:
Alegre o coração de Deus com louvores!!
De que tamanho é o seu coração?
Fabrícia Oliveira
Minha primeira formação é Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.