4 perguntas para avaliar se um conteúdo é bom

Assim como nós cuidamos bem do corpo, alimentando-o apenas com o que não está estragado, da mesma forma devemos cuidar da mente. Não podemos consumir tudo o que está disponível por aí na indústria cinematográfica, televisiva, literária, entre outras, como forma de entretenimento. Nem tudo que reluz é ouro!

Como uma pessoa pode ter pensamentos felizes e inspiradores se passa o dia inteiro vendo todo tipo de futilidades produzidas pela mídia? Como pode ser mais parecida com Jesus se fica boa parte do tempo distraída com conteúdo repleto de apelos ao pecado, ao vício, à imoralidade e à mentira? Não… não dá!

Seja seletiva!

É importantíssimo que preste bastante atenção àquilo que entretém você e que pode influenciar seu estilo de vida e forma de pensar. Não seja ingênua e não acredite em tudo o que tentam transmitir como comportamento “aceitável”. Tudo o que fazemos tem de estar de acordo com a Palavra de Deus, ela é o parâmetro para sabermos se algo é verdadeiramente positivo e bom para nós.

Sempre que for avaliar um conteúdo, pense nestas quatro questões:

  • Qual mensagem este (a) filme, série, música… está tentando transmitir para mim?
  • Ela traz alegria, edificação e paz para a minha vida?
  • De que forma tal mensagem me fortalece e me torna alguém melhor?
  • Deus aprova se eu passar a me comportar da maneira como este conteúdo me ensina?

Se possível, converse com alguém a respeito de seus pontos de vista e o que concluiu da reflexão.

Manter a mente saudável é uma responsabilidade que cabe a você! Por isso, fique esperta! Prefira somente o que vai fortalecê-la e ajudá-la a ter um modo de pensar excelente. Existem ótimos filmes, seriados, músicas, livros e demais conteúdos realmente bons e que foram criados para meninas inteligentes como você, que sabem o que querem e que não aceitam qualquer coisa. Para achá-los, basta ser criteriosa, caprichar nas escolhas e não marcar bobeira.

Tenha um padrão de qualidade elevado e não gaste tempo com nada que seja menos que ótimo para alimentar a sua mente. Dessa forma, seu interior será edificado com o que há de melhor e você será beneficiada com uma visão de mundo mais rica, alegre e produtiva, cheia de inspiração e de boas ideias para compartilhar. •

Você também vai gostar de ler:

Fé em Deus. Eu curto!